O acne é uma lesão frequente que afeta os folículos pilossebáceos e é uma das consultas dermatológicas mais frequentes, quer em adolescentes quer em adultos, afetando cerca de 80% das pessoas em qualquer momento da sua vida. Pode aparecer no rosto, pescoço, decote, costas, braços e glúteos. Neste artigo pode encontrar o protocolo estético mais eficaz para combater a acne e minimizar as marcas e sequelas que gera.

Por que aparece o acne?

O acne é consequência de uma foliculite, isto é, de uma inflamação e posterior infeção do poro folicular. As glândulas sebáceas estão conectadas aos poros da pele e são as responsáveis pela produção de sebo e, através dos folículos, transportar as células de pele morta à superfície da pele. Quando os poros ficam entupidos aparece o acne, que pode aparecer em forma de grãos, espinhas, pontos negros, comedões ou quistos.

O acne tem uma origem multifatorial, o seu aparecimento pode dever-se a transtornos hormonais durante a adolescência ou gravidez. Também pode ser influenciado pelo uso de anticonceptivos ou certos medicamentos que contenham estrogénio ou esteroides como a testosterona,  ou até o uso de cosméticos com elevado teor em oleosidade, entre outros fatores.

O aparecimento do acne dá-se quando se desencadeiam quatro fatores:

  1. Excesso de secreção sebácea: quando existir uma hiperprodução de sebo na pele, gerada pelo fator hormonal, medicamentos, clima, genética, etc. Os poros apresentam-se muito dilatados.
  2. Hiperqueratinização: quando a camada externa da pele fica mais grossa (extrato córneo), as células que perderam o seu núcleo desprendem-se de forma irregular e, como consequência, oclui-se o condutor da glândula sebácea, impedindo que drene de forma adequada até ao exterior.
  3. Proliferação bacteriana: existem bactérias que naturalmente se encontram na pele e, enquanto o seu número for limitado, não geram nenhum inconveniente. Mas, quando crescem de forma desmedida, são capazes de colonizar os folículos pilosos gerando pápulas, pústulas, nódulos e quistos.
  4. Inflamação: como consequência dos fatores antes descritos, a pele fica avermelhada e inflamada. A raiz desta inflamação gera pústulas, que surgem quando a parede do folículo rebenta libertando lípidos, ácidos gordos, corneócitos, bactérias e fragmentos celulares de tecido.

 

 

Protocolo TOSKANI para o tratamento de acne

Através de um conjunto de tratamentos vamos tentar reduzir o acne, evitando a formação de novas espinhas e prevenindo as cicatrizes que estas possam deixar na pele.

Fase prévia com tratamento em casa

Imperfection Peel Booster

Para assegurar a eficácia do tratamento, recomendamos o uso de Imperfection Peel Booster em casa durante a noite, para ajudar a unificar o relevo da pele, diminuir o tamanho dos poros e limitar a proliferação de micro-organismos responsáveis pelo aparecimento de pápulas e pústulas.


Fase 1

Tratamento profissional com peeling químico

peelings

Nesta fase recomendamos o uso de exfoliantes químicos como o Purifying Peel ou o Salicílico Peel. Estes peelings renovam a pele e ajudam a eliminar as células mortas, estimulando a proliferação das células na camada basal, melhorando a saúde da pele oleosa e com tendência a acne.


Fase 2

Tratamento profissional com mesoterapia

Nesta fase recomendamos pelo menos 8 sessões para se obter resultados eficazes. Nas primeiras quatro sessões, usaremos o Purifying Cocktail, uma solução para melhorar e reduzir o aspeto das imperfeições. Este cocktail equilibra a secreção sebácea e evita a proliferação das bactérias que provocam as manifestações típicas do acne. Nas últimas quatro sessões, combinaremos com o RCPR, uma fórmula inovadora com peptídeos de última geração para diminuir as marcas pós acne e reduzir a aparência dos poros dilatados. Este cocktail, também confere hidratação e possui um forte efeito antioxidante. Em cada sessão, recomendamos finalizar o tratamento com Purifying Peel Off Mask e Total Recovery Gel para ajudar a pele a regenerar de forma mais rápida.


Fase 3 

Tratamento em casa

Esta fase é fundamental para se obter os melhores resultados e potenciar os efeitos do tratamento profissional. Recomendamos continuar com uma rotina diária de beleza para matificar o rosto e mantê-lo saudável.

Purifying Cleanser:

purifying cleanser

Gel sem oleosidade que oferece uma limpeza profunda e elimina de forma delicada as impurezas e o excesso de gordura, que obstroem os poros e conduzem à formação de comedões e espinhas. Este agente de limpeza, também ajuda a regular a secreção de sebo e, também pode ser usado no corpo.

Modo de aplicação: Usar duas vezes por dia, de manhã e à noite.

 

Ampolas Purifying:

purifying_box_ampoule

Tratamento diário intensivo, hidratante, com ingredientes que ajudam a reequilibrar a camada lipídica da pele, evitando o aparecimento de imperfeições.

Purifying Intensive Serum:

purifying intensive serum

Gel secante, antibacteriano eficaz contra os grãos e as imperfeições. É um tratamento de uso pontual para acelerar o desaparecimento de grãos localizados e evitar a proliferação de bactérias.

 

Purifying Cream:

purifying cream

Emulsão fluída, cujos ingredientes ativos trabalham juntos para reduzir a inflamação, limitar a presença de bactérias, regular a produção de sebo e combater os radicais livres. Este creme proporciona uma exfoliação muito suave, enquanto que, mantém o nível de hidratação necessário na pele.

Modo de aplicação: Recomendamos utilizar Purifying Cream duas vezes por dia, de manhã e à noite, especialmente depois da limpeza com o Purifying Cleanser.

 

Purifying Scrub:

purifying scrub

Máscara exfoliante e purificante formulada com argila marroquina, que ajuda a reduzir o excesso de gordura e exfolia as capas mais superficiais da pele, conseguindo que o rosto volte a ficar mais luminoso e reduzindo a secura.

Modo de aplicação: Recomendamos utilizar Purifying Scrub pelo menos duas vezes por semana.

 

 

Dr. Nima Ostovari

Em colaboração com o médico dermatologista Dr. Nima Ostovari

 

Não encontrou o que procura?

| Fale connosco