Lipodistrofia é uma anormalidade no metabolismo e distribuição de gordura do corpo, incluindo duas formas:

  •   Lipohipertrofias (depósitos de gorduras formando “nódulos” sob a pele).
  •   Lipoatrofias (deformação oca). Lipodistrofia pode ocorrer na toma de tratamentos com drogas para certas doenças como o H.I.V., diabetes ou esclerose múltipla (EM).

 

EM CASOS DE TRATAMENTO H.I.V.:

A síndrome da Lipodistrofia foi primeiramente descrita há 10 anos atrás como uma complicação da terapia antirretroviral tripla. A sua prevalência é de 20 a 50% em pessoas expostas a estas triterapias, mas a sua incidência tende a decrescer com a chegada de novos componentes ao mercado. A alteração da distribuição de gordura ocorre no rosto, membros e glúteos (Lipoatrofias), mas também no estômago e pescoço (Lipohipertrofias).

Infelizmente, com presença de lipodistrofias numa pessoa, é muito difícil revertê-las: atividade física, dieta equilibrada e a paragem dos tratamentos em questão, podem conduzir a melhorias, mas estas podem ser mínimas. Pode ser considerada a cirurgia cosmética nos casos mais severos.

 

CASOS DE TRATAMENTO DE PACIENTES COM DIABETES:

Lipodistrofia é uma das complicações da pele relacionadas com a terapia com insulina. Em pacientes diabéticos, Lipohipertrofias são essencialmente causadas pelos efeitos anabólicos da insulina, promovendo a síntese de lípidos e proteínas, onde as Lipoatrofias são raramente considerados uma reação alérgica local. A Lipohipertrofias diabética tem o mesmo aspeto que a celulite hipertrófica. Aproximadamente dois terços (64% dos utilizadores de insulina) desenvolveram lipohipertrofia em locais de repetidas injeções. Para além disso, injetar insulina em áreas com lipodistrofia pode causar variações e problemas na absorção de insulina, levando a distúrbios nos níveis de açúcar no sangue, o que conduz a um desequilíbrio nos diabetes. O desconforto, é assim, estético e funcional (dor, eficácia reduzida no tratamento com insulina, hematomas, edemas).

 

CASOS DE TRATAMENTO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA (EM):

Lipodistrofias são também descritas como um efeito secundário de injeções diárias de acetato de glatirâmero, um tratamento para EM. As lipodistrofias afetam entre 45 a 64% dos pacientes. Não há consenso para o tratamento desta reação da pele, um ponto de discussão entre neurologistas e dermatologistas. Ao mesmo tempo, outros efeitos, tais com a dor, inflamação e endurecimento nos locais de injeções podem ocorrer em 20 a 60% dos pacientes. Esforços estão a ser feitos pelo laboratório TEVA – líder mundial de genéricos e um dos fabricantes do componente – para reduzir a frequência de injeções semanais de 7 vezes/semana para 3 vezes/semana.

 

CONSEQUÊNCIAS:

Além do aspeto estético (de grande importância hoje), lipodistrofias podem ter consequências maiores a nível terapêutico, psicológico, emocional e social, e, se a pessoa não suportar as transformações do seu corpo, pode perder a autoestima.

 

FOCO NOS PACIENTES COM EM:

A eficácia da endermologie® no tratamento de lipodistrofias após injeções de acetato de glatirâmero foi descrita em artigos científicos. O último artigo representa a maior experiência disponível demonstrando os benefícios da técnica médica endermologie® (12 sessões) na redução/desaparecimento de indurações e na melhoria da lipodistrofia em pacientes em tratamento de esclerose múltipla ao longo do tempo. A avaliação envolveu 70 pacientes com EM (média de idade 42.7 anos; 95.7% mulheres; duração média de EM 9.2 anos; duração média de tratamento: 46.7 meses). 50 pacientes tiveram indurações com lipodistrofias.

 

lipodistrofia-lpg

endermologie-lpg

APÓS 12 SESSÕES:

  •  30 pacientes acima dos 50 não apresentaram mais indurações (diminuição significativa de 42.8%).
  • O número destas indurações e o número de áreas com lipodistrofia diminuiu significativamente (-13.5% e -10% respetivamente).

 

98 % DOS PACIENTES ESTÃO SATISFEITOS OU MUITO SATISFEITOS COM O TRATAMENTO

A melhoria estética observada nas fotografias é inequívoca.

  • 98% dos pacientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos como tratamento e consideram-no muito útil.
  •  60% dos pacientes mostram uma melhor tolerância ao produto.

 

antes-e-depois

Mesmo que os mecanismos envolvidos nas melhorias observadas não sejam completamente elucidativos, a restruturação do tecido cutâneo e subcutâneo é fortemente evocada.

 

 

CONCLUSÃO:

Endermologie® demonstra a sua eficácia no tratamento desta complicação em pacientes que sofrem de EM e Diabetes. Outros pacientes confrontados com este problema podem também beneficiar deste tratamento, mas apenas sob supervisão médica, especialmente em pacientes diabéticos que necessitam de ter mais cuidado com o tratamento.

 

 

FONTES:

Dix ans de lipodystrophie (1998-2008) : un syndrome encore méconnu. CALMY A, HIRSCHEL B,

TOUTOUS-TRELLU L, BERNASCONI E, MEIER CA. La Revue Médicale Suisse 2008, vol. 4, no184, pp. 2755-2757.

Prevalence and risk factors of lipohypertrophy in insulin- injecting patients with diabetes. BLANCO M, HERNÁNDEZ MT, STRAUSS KW, AMAYA M. Diabetes Metab. 2013 Oct;39 (5):445-53. https://pubmed.ncbi. nlm.nih.gov/23886784/

Pompe externe à perfusion continue d’insuline et lipodystrophies. RADERMECKER R. INFUSYSTEMES France Vol.24 No.2 2007, p13-16.

Lobular panniculitis at the site of glatiramer acetate injections for the treatment of relapsing-

remitting multiple sclerosis. A report of two cases. Ball NJ, Cowan BJ, Moore GR, Hashimoto SA. J Cutan Pathol. 2008 Apr;35(4):407-10.

Benefit of endermology on indurations and panniculitis/lipoatrophy during relapsing-remitting multiple sclerosis long-term treatment with glatiramer acetate. MARQUEZ-REBOLLO C, VERGARA- CARRASCO L, DIAZ-NAVARRO R, RUBIO-FERNANDEZ D, FRANCOLI-MARTINEZ P, SANCHEZ-DE LA

ROSA R. Advances in Therapy. 2014 Aug;31(8):904-14.

Contribution of endermology to improving indurations and panniculitis/lipoatrophy at glatiramer acetate injection site. RUBIO FERNÁNDEZ D, RODRÍGUEZ DEL CANTO C, MARCOS GALÁN V, FALCÓN

N, EDREIRA H, SEVANE FERNÁNDEZ L, FRANCOLI MARTÍNEZ P, SÁNCHEZ-DE LA ROSA R. Advances in Therapy 2012 Mar; 29(3):267-75.

Effet de l’endermologie sur reactions cutanées secondaires à des injections au long court.

MELUZINOVA E., MATOUSKOVA I., TEVA Pharmaceutics; Prague, Czech Republic. Internal report 2012.

Endermology: A treatment for injection-induced lipoatrophy in multiple sclerosis patients treated with sub cutaneous glatiramer acetate. LEBRUN C, MONDOT L, BERTAGNA M, CALLEJA A, COHEN M. Clin Neurol Neurosurg. 2011 Nov;113(9):721-4. https://www.lpgmedical.com/fr/wp-content/uploads/ sites/5/2016/09/Lebrun_2011.pdf

Cutaneous Side-effects of Immunomodulators in Multiple Sclerosis. LEBRUN C, BERTAGNA M, COHEN

Traitement des lipodystrophies induites par l’acétate de Glatiramère, Etude COPALIP. LEBRUN C, MONDOT L., BERTAGNA M, CALLEJA A., THOMAS P., COHEN M. Journée de Neurologie en

Langue Française; Lyon Avril 2010. https://www.lpgmedical.com/fr/wp-content/uploads/ sites/5/2016/11/1385375714199lebrun_vf.pdf

La loi de l’endermologie maximum. LEBRUN-FRENAY C. La lettre du neurologue, supplément ; Mai 2010, p3-4.

Não encontrou o que procura?

| Fale connosco