SAÚDE INTEGRATIVA

FORNECER AOS PACIENTES ORIENTAÇÃO ÚTIL E GARANTIR QUE A ATENÇÃO E O CUIDADO SÃO OS PONTOS BÁSICOS DO SISTEMA DE SAÚDE

“A saúde integrativa é definida como uma abordagem transdisciplinar que articula, em torno da medicina convencional, diversos procedimentos não medicamentosos que contribuem para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.”

A saúde integrativa combina todas as áreas da saúde. Esta não é vista apenas como ausência de doença, nem como silêncio dos órgãos, como sugeria Paul Valéry. Tem em consideração todos os seus componentes: físico, mental, social, sexual, emocional, ambiental, através de um método consciente e previamente definido. Esta metodologia vai contra as abordagens convencionais de saúde e conecta o que às vezes são elementos isolados complexos. Estabelece relações entre elementos que normalmente são considerados separadamente.

Com os nossos sistemas de saúde bem desenvolvidos, ver conexões entre vários elementos não é apenas um privilégio, mas também um dever. Da mesma forma, elucidar sobre as contradições entre ideias que ainda não foram conectadas é definitivamente a melhor maneira de “descompor” a saúde, porque as verdades isoladas que cada especialista identifica não estão conectadas ou não têm em conta os conhecimentos e atitudes dos outros. O processo integrativo reúne todas as dimensões e profissionais de saúde. Um sistema de saúde ideal é aquele em que todos os elementos estão interligados; uma filosofia em que conceitos, ideias e princípios estão interligados, tornando o sistema uma unidade, um todo operacional interligado e indissociável. Inseparável não significa que não possa ser dividido em diferentes áreas, mas que todas as ideias compostas são interdependentes. A saúde não é uma coleção de definições, uma justaposição ou um mosaico de ideias individuais e autocontidas.

Alain Toledano, Oncologista & Radioterapeuta
Presidente e Cofundador do Institut Rafaël Integrative Health Centre

 

 

O papel dos fisioterapeutas traz um novo significado para a saúde.

 Os fisioterapeutas são a chave para a saúde integrativa porque centram a sua atenção no paciente (saúde, bem-estar físico e mental, experiências). Essa atenção ao longo da jornada do paciente tem um objetivo: entender e, portanto, melhorar o atendimento ao paciente, oferecendo uma solução que tenha em consideração as suas necessidades e expectativas.

Por mais de 35 anos, o GRUPO LPG® tem considerado os fisioterapeutas como pilares na área da saúde. Apoiando-os todos os dias enquanto cuidam dos seus pacientes, as equipas LPG® medical e o comité de pesquisa científica (Co.SI.Re) desenvolveram protocolos para tratar o tecido conjuntivo de forma natural e suave para fins médicos e estéticos. Estes protocolos são projetados exclusivamente para ajudar os fisioterapeutas a melhorar a vida de seus pacientes.

Em 2023, o Grupo LPG® está determinado a destacar o trabalho destes heróis do quotidiano, evidenciando patologias que agora são muito comuns, mas ainda não são enfatizadas o suficiente na saúde integrativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

O PAPEL DOS FISIOTERAPEUTAS NO CANCRO DA MAMA

Com mais de 2,2 milhões de casos relatados em 2020*, o cancro da mama é a forma de cancro mais comum em mulheres. Mas, felizmente, se detetado precocemente, este cancro é curável em cada 9 de 10 casos**.

Se a prevenção, a pesquisa e o tratamento avançam rapidamente, os cuidados pré e pós-operatórios ainda não recebem a devida atenção. E, no entanto, o apoio durante esses períodos é realmente fundamental. O papel dos fisioterapeutas é fundamental nessas fases, para que a mulher perceba melhor o seu tratamento, se sinta mais à vontade com o seu corpo e recupere gradualmente a autoconfiança.

 *https://www.who.int/fr/news-room/fact-sheets/detail/breast-cancer
**https://www.ameli.fr/assure/sante/themes/cancer-sein/comprendre-cancer-sein

“Este tratamento é complexo, tanto a nível mental quanto a nível técnico. Requer conhecimento de várias técnicas de cirurgia curativa e reconstrutiva, bem como conhecimento dos efeitos secundários dos tratamentos, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal. Levando tudo isto em consideração, o tratamento pode ser adaptado de acordo com as necessidades do paciente.”

Dorothée Delecour, Presidente da RKS (the Breast Physiotherapists Network), é especializada no tratamento de mulheres que foram submetidas a operações da mama.

Os benefícios do acompanhamento de um fisioterapeuta especializado são amplos tanto no pré ou pós-operatório de cirurgia curativa, como no pré ou pós-operatório de cirurgia de reconstrução:

  •  Preparação para uma reconstrução – drena e amolece o tecido, previne a formação de fibrose e melhora a vascularização
  •  Dor (sensação de aperto, peso, etc.)
  • Movimento restrito do ombro
  • Síndrome da rede axilar
  • Tratamento de cicatrizes
  • Linfedema no braço e/ou mama
  • Mantém a pele revitalizada e ajuda a distribuir a gordura que é injetada durante um procedimento de lipofilling
  • Na presença de linfocele

“Fizemos grandes progressos no atendimento ao paciente com a ajuda da tecnologia LPG®. O tratamento é mais profundo, mais preciso e, sobretudo, quando a zona é sensível, o manípulo de tratamento Cellu M6 Alliance® Medical é extremamente útil. Quando usamos endermologie® medical no dia a dia, economizamos tempo nos tratamentos, as sessões são totalmente otimizadas e vemos os resultados mais rapidamente”.

Dorothée Delecour.

De facto, fisioterapeutas usam o Cellu M6 Alliance® Medical para um tratamento mais preciso e personalizado do tecido conjuntivo disfuncional, com a vantagem de ser suave para a pele. Graças à sinergia de duas tecnologias patenteadas (MPF* e IMR**), a mobilização de tecidos tornou-se multidimensional e otimizada para:

  1. Melhorar o processo de cicatrização otimizando a microcirculação
  2. Aliviar o linfedema com ação drenante e efeito anti fibrose
  3. Minimizar a dor causada pelas cicatrizes
  4. Tratar cicatrizes e problemas de fibrose causados pela radioterapia
  5. Prevenir a formação de tecido cicatricial e contratura capsular quando as próteses são implantadas
  6. Ajudar a restaurar a mobilidade para o membro superior
  7. Reduzir a inflamação

Adicionalmente, o equipamento Cellu M6 Alliance® Medical inclui um sensor, o Alliance Skin Identity (ASI), que permite ao utilizador trabalhar adaptando-se com precisão à qualidade do tecido, seja ele delicado, fibroso ou hipoextensível. Assim, o aumento da vascularização pode ser controlado, dependendo do estado cicatricial, trabalhando diretamente no tecido inflamatório, inclusive no pós-operatório imediato.

 

Os profissionais também podem oferecer aos seus pacientes os protocolos Huber 360® Evolution para melhorar a postura e apoiar o paciente quando ele começar a movimentar-se novamente.

Embora a experiência de tratamento de cada mulher seja diferente e cada elemento técnico e médico da sua jornada seja diferente, o apoio que recebem do seu fisioterapeuta pode ajudar a restaurar a feminilidade e voltar a uma vida ativa.

“O meu cirurgião prescreveu um tratamento pré-operatório. Apenas um fisioterapeuta especializado pode prepará-lo fisicamente e mentalmente com antecedência e apoiá-lo durante e após o tratamento”.

Sophie.

“Depois da minha cirurgia, queria esquecer essa parte do meu corpo. Não queria sentir nada e não queria que ninguém me tocasse. O meu fisioterapeuta ajudou-me a “fazer as pazes” com meu corpo e mostrou-me que era possível recuperar o meu senso de feminilidade”.

Alexandra.

“As sessões com este fisioterapeuta foram mais do que apenas fisioterapia. O fisioterapeuta aconselhou-me, orientou e apoiou-me durante a minha longa e difícil jornada e trouxe-me para o outro lado. Não há muitos lugares especializados em tratamento pós-operatório de cancro da mama”.

Isabelle.

“Fiz uma mastectomia na mama direita, depois quimioterapia e radioterapia. O meu fisioterapeuta especializado trabalhou as minhas cicatrizes. A sua técnica ajudou a amolecer o tecido. Para nós, como pacientes com cancro, a sua profissão é muito direcionada porque nos permite reconectar com o nosso corpo e recuperar a nossa autoestima. As nossas cicatrizes fazem parte de nós e o seu trabalho ajuda-nos a aceitá-las e a conviver com elas. Todos os pacientes com cancro de mama devem poder ter acesso a estes tratamentos”.

Lucy.

 

 

Para obter mais informações sobre este tópico e detalhes de contacto de fisioterapeutas especializados em senologia, recomendamos que pergunte ao seu oncologista sobre quaisquer redes e referências de fisioterapeutas especialistas em mama nas proximidades.

Não encontrou o que procura?

| Fale connosco